As 9 maneiras mais comuns que expomos nossos olhos ao perigo

Dia Internacional da Mulher
8 de Março de 2016
Incisão pioneira com células-tronco regenera olhos de crianças com catarata
13 de Março de 2016

As 9 maneiras mais comuns que expomos nossos olhos ao perigo

Consciente ou inconscientemente, muitos de nós praticamos muitos hábitos que podem prejudicar nossos olhos e comprometer nossa visão. Uma pesquisa mostrou que aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo têm problemas de visão e 14% delas são totalmente cegas. Entretanto, essa estatística chocante poderia ser revertida a medida que esclarecemos alguns hábitos perigosos que são inimigos da nossa visão, como vistos abaixo:

1. Fumar

Fumar cigarro é prejudicial para todos os órgãos do corpo, incluindo aos olhos. De acordo com a pesquisa, fumantes são quatro vezes mais propensos a sofrer de cegueira permanente que não fumantes, e eles expõem as pessoas ao seu redor ao mesmo risco. Fumar pode levar a importantes causas de cegueira como catarata, degeneração macular e retinopatia, já que danifica o cristalino, macula e a retina. Além disso, o tabaco dificulta a produção necessária de lágrimas para a lubrificação ocular e a manutenção de olhos saudáveis.

2. Malnutrição

A Academia Americana de Oftalmologia recomenda ingestão adequada de vitaminas antioxidantes e minerais tais como as vitaminas A, C, E, zinco e cobre para uma boa saúde dos olhos. Isso sugere adicionar óleos vegetais, frutas cítricas, nozes, peixes, grãos integrais e vegetais verdes folhosos à sua dieta. Assim, se a sua dieta está deficiente nesses nutrientes vitais, essa pode ser a razão pela qual você está tendo problemas com a sua visão.

3. Não tomar água suficiente

Se você não tem o hábito saudável de beber pelo menos de 6 a 8 copos de água todos os dias, você pode estar expondo seus olhos ao perigo. Como? Estar hidratado é essencial para que suas glândulas lacrimais possam produzir lágrimas, e as lágrimas mantém seus olhos lubrificados e saudáveis.

4. Esfregar seus olhos

Por mais aliviador que possa parecer, esfregar seus olhos quando eles estão irritados é um mau hábito. Esfregar os olhos continuamente pode romper as veias oculares causando inflamações que podem afetar sua visão. Uma compressa fria é uma alternativa melhor para aliviar uma coceira nos olhos.

5. Dormir com suas lentes de contato

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, quase um 1 milhão de americanos visita o oftalmologista com infecções relacionadas às lentes de contato. Ademais, não somente as lentes de contato aumentam o risco de infecção ocular quando você dorme com elas, mas também podem causar danos permanentes aos olhos. Por isso, sempre lembre-se de retirá-las com as mãos limpas antes de ir dormir.

6. Abuso de colírios

Diferentes colírios servem para diferentes propósitos dependendo da sua condição ocular. Entretanto, muitas pessoas abusam desse tipo de drogas. A Academia Americana de Oftalmologia alarmou contra o uso indiscriminado de colírios que podem irritar seus olhos e afetar sua visão. Se você está usando colírios receitados, sempre se esforce para seguir as instruções do seu médico e se você observar qualquer irritação ou desconforto devido ao uso do medicamento, descontinue-o imediatamente e entre em contato com o seu médico.

7. Privação do sono

Não dormir suficientemente fere seus olhos mais do que você imagina. Causa secura ocular, espasmos, e também visão embaçada com dor ocular. Um mínimo de sete horas de sono toda noite é recomendado para a saúde em geral.

8. Olhar o sol diretamente

Por razões melhor conhecidas a elas, algumas pessoas gostam de olhar diretamente para o sol, um hábito que é extremamente prejudicial aos olhos. Foi descoberto que a exposição excessiva à radiação ultravioleta do sol pode causar catarata e degeneração macular, principais causas de cegueira. Indiscutivelmente, usar óculos escuros ajuda a proteger os olhos de raios ultravioletas nocivos.

9. Ler em condições de má iluminação

Ler ou escrever sob condições desfavoráveis tais como uma iluminação muito forte ou muito fraca pode causar tensão excessiva nos olhos e dor, o que é perigoso para os olhos a longo termo. Também evite olhar por muito tempo qualquer tela muito clara (computador, televisão ou telefone) no escuro, especialmente na hora de dormir, porque os níveis de luz estão mudando muito rapidamente, e seus olhos podem ser sobrecarregados tentando acompanhar essas mudanças.

Fonte: Nigerianbulletin.com

Deixe uma resposta