Até mesmo deficiência visual leve influencia na qualidade de vida

O IHOA anuncia concurso para Residência Médica em Oftalmologia 2017
1 de setembro de 2016
Dia da secretária
29 de setembro de 2016

Até mesmo deficiência visual leve influencia na qualidade de vida

Em um estudo publicado online pela University College London Institute of Child Health, em Londres, e pelo UK Biobank Eye and Vision Consortium, foi examinada a associação entre saúde visual (em todo seu espectro completo de acuidade) e os determinantes sociais de saúde geral.

A cegueira é conhecida por ter uma influência adversa de grande alcance sobre os indivíduos afetados, suas famílias e as sociedades em que vivem, e é associada à qualidade de vida prejudicada, piores saúdes geral e mental, perspectivas de vida encurtadas e aumento de mortalidade geral. Não é de se surpreender que as políticas e pesquisas internacionais de oftalmologia e ciências visuais têm priorizado esta extremidade do espectro de visão prejudicada. Uma consequência não intencional dessa priorização é que menos atenção tem sido dada à maior parte da população cuja visão é apenas ligeiramente alterada ou quase normal, mas isso também pode afetar as atividades do dia a dia.

Este estudo foi realizado utilizando dados do UK Biobank a partir de 6 centros regionais na Inglaterra e no País de Gales e incluiu um total de 112.314 voluntários (idade de 40 a 73 anos). As relações entre visão, determinantes-chave, efeitos na saúde e efeitos sociais (incluindo os principais fatores que definem a vida de um indivíduo – consequências econômicas, educacionais, sociais e oportunidades de emprego experimentados pelos indivíduos durante suas vidas) foram avaliados.

Dos participantes, 55% era do sexo feminino; a idade média foi de 57 anos. Um total de 759 (0,7%) dos participantes tinha deficiência visual ou cegueira, e um adicional de 25.678 (23%) tinha visão reduzida em um ou ambos os olhos. Os marcadores determinantes de posição social foram independentemente associados com a visão em um gradiente entre categorias de acuidade; com um gradiente crescente de severidade, a função visual prejudicada por diversas causas foi associada a resultados adversos sociais e estados gerais de saúde e mental deficientes. Esses fatores, incluindo não ter qualificações educacionais, com uma pontuação de privação superior (uma medida de status sócio-econômico), e estar em um grupo étnico minoritário, foram independentemente associados com estar na categoria de visão de médio porte (no limite legal para dirigir). Este nível de visão foi associado com um risco aumentado de estar desempregado, ter um trabalho de status inferior, viver sozinho, e ter problemas de saúde mental.

“Nós demonstramos que a saúde visual é associada com determinantes sociais conhecidos da saúde atuando de forma independente nos eixos de diferenciação social capturados por idade, sexo, etnia, região ou privação de base comunitária e experiência educacional, e com uma tendência em todo o espectro de acuidade visual “, escrevem os autores.

“Propomos que a estrutura conceitual para pensar sobre a visão que incide sobre deficiência ao invés de saúde, juntamente com as lacunas existentes no conhecimento, dificultam o desenvolvimento e a aplicação de universalismo proporcional (ou seja, políticas e intervenções baseadas em evidências) para atingir níveis mais elevados de saúde visual e melhorar as oportunidades de vida de toda a população, reduzindo simultaneamente a magnitude e os gradientes de desigualdades. Evidências de outras disciplinas clínicas apoiam o ganho potencial, com relativamente pouco esforço adicional, que pode ser obtido com a inclusão de avaliações individuais de saúde de rotina da função visual em pacientes com risco de deficiência visual e da inclusão de rotina da saúde ocular e dos olhos no seu sentido mais amplo, em iniciativas nacionais e internacionais que abordem determinantes sociais de doenças e combatam as desigualdades na saúde “, conclui o estudo.

Fonte: MNT

2 Comentários

  1. DEUSELIA disse:

    VALORES DE PLÁSTICA OCULAR, PODERIA ME INFORMAR E QUAIS FORMA DE PAGAMENTO.
    SERIA RETIRADA DE BOLSA DE GORDURA.

Deixe uma resposta