Especialidades

OFTALMOLOGIA

Etimologicamente, a palavra provém do grego ophthalmos (olho) + logos (estudo), ou seja: estudo do olho.

A Oftalmologia é o ramo da medicina que investiga e trata as doenças relacionadas à visão, aos olhos e seus anexos.

É a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração apresentados pelo olho. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A oftalmologia, assim como várias outras especialidades da medicina, tem várias subespecialidades, navegue nesta página para saber mais sobre elas.

Conheça abaixo mais sobre nossas especialidades.

Catarata

Catarata

Saiba identificar e busque tratamento.

Catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino, que não necessariamente afete a visão. É a maior causa de cegueira tratável nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde, há 45 milhões de cegos no mundo, dos quais 40% são devidos à catarata.

Leia mais
Cirurgia Refrativa

Cirurgia Refrativa

Faça uma consulta e saiba se está apto para operar.

A Cirurgia Refrativa é o nome dado às cirurgias para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. A visão nítida é resultado da focalização das imagens na retina, tão logo passem através dos meios transparentes do olho (córnea,aquoso,cristalino e vítreo) transformando-se em impulso nervoso que é, então, transmitido ao cérebro. Quando a imagem não é focalizada sobre a retina, a visão não é nítida, estabelecendo-se, assim, os diferentes erros de refração.

Leia mais
Córnea e Doenças Externas

Córnea

A córnea é a janela da frente transparente do olho.

Esta especialidade envolve o diagnóstico e tratamento de doenças da córnea, esclera, conjuntiva e pálpebras, incluindo distrofias corneanas, infecções microbianas, tumores conjuntiva e córnea, processos inflamatórios e manifestações oculares de doenças sistêmicas anteriores. Formação nesta área freqüentemente inclui a cirurgia de transplante de córnea e cirurgia da córnea para corrigir erros de refração.

Leia mais
Estrabismo

Estrabismo

Saiba identificar e busque tratamento.

Estrabismo é um tipo de alteração ocular que desalinha os olhos para direções diferentes e representa a perda do paralelismo dos olhos. O desvio dos olhos pode ser constante e sempre notado, ou poderá ter períodos normais e períodos com olhos desviados. Um dos olhos poderá estar direcionado para frente, enquanto o outro desvia para dentro, para fora, para cima ou para baixo. Em outros casos, o olho desviado poderá estar olhando em frente, ocasionando o desvio do olho que não é desviado.

Leia mais
Glaucoma

Glaucoma

Saiba identificar e busque tratamento.

Esta subespecialidade inclui o tratamento de glaucoma e outros transtornos que podem causar dano ao nervo óptico por aumento de pressão intraocular. O diagnóstico precoce pode preservar a visão do olho glaucomatoso e torna-se determinante um exame oftalmológico anual para todas as pessoas.

Leia mais
Lentes de Contato

Lentes de Contato

Uma alternativa aos óculos.

As lentes de contato geralmente servem para a mesma proposta corretiva que os óculos convencionais, porém elas são mais leves e virtualmente invisíveis. Fora que as lentes de contato corrigem a miopia com 5% a mais de eficácia comparada aos óculos convencionais.Muitas lentes comerciais são tingidas com um azul fraco para torná-las mais visíveis quando estiverem imersas em soluções de conservação ou limpeza.

Leia mais
Neuroftalmologia

Neuroftalmologia

Redução das sequelas visuais.

Envolvendo a relação entre doenças neurológicas e oftalmológicas, a neuroftalmologia também lida com a patologia local, que afeta o nervo óptico e as vias visuais. Mais de 50% de todas as lesões intracranianas envolvem as vias visuais ou oculomotor.

Leia mais
Ortóptica

Ortóptica

Do grego orthos = direito + ops = vista.

Ramo da oftalmologia que trata dos defeitos da visão sensorial e motora. O Ortoptista (profissional que realiza Ortóptica) faz o tratamento clínico de todos os tipos de estrabismo, popularmente chamado de “desvio” ou “olho torto”, das conseqüências dele, como baixa de visão (ambliopia) e dos sintomas relacionados.

Leia mais
Plástica Ocular

Plástica Ocular

Restauradora e estética.

A Plástica Ocular ou Oftalmoplástica é a subespecialidade da oftalmologia que trata dos problemas relacionados às pálpebras, vias lacrimais e órbita, não só do ponto de vista estético, como também reparador, tendo como principal objetivo manter a funcionalidade dessas estruturas, que desempenham entre outros, o papel de proteger o globo ocular.

Leia mais
Retina e Vítreo

Retina e Vítreo

Distúrbios e tratamento.

Esta especialidade envolve o tratamento médico e cirúrgico de doenças da retina e do vítreo. Os tipos de doenças tratadas incluem manifestações de doenças locais, sistêmicas e genéticas. O diagnóstico envolve o uso e interpretação do ultrassom, angiofluoresceinografia e eletrofisiologia. Métodos de tratamento incluem terapia a laser, crioterapia, a cirurgia de descolamento de retina e vitrectomia (remoção do vítreo).

Leia mais
Oftalmologia Pediátrica

Oftalmologia Pediátrica

Tratamento médico e cirúrgico.

A maior parte da prática oftalmológica pediátrica envolve o tratamento médico e cirúrgico de estrabismo, ambliopia, anomalias genéticas e de desenvolvimento, e uma grande variedade de condições inflamatórias, traumáticas e neoplásicas que ocorrem nas duas primeiras décadas de vida. Esta especialidade também lida com as manifestações oculares de certas doenças sistêmicas.