Olho Biônico ajuda a restaurar visão em senhor de 80 anos

Descoberto colírio que pode curar catarata sem cirurgia
27 de julho de 2015
cuidados com a saúde ocular
Se manter saudável inclui cuidar dos olhos
20 de agosto de 2015

Olho Biônico ajuda a restaurar visão em senhor de 80 anos

Ray Flynn testando o olho biônico

Ray Flynn testando o olho biônico

Um senhor britânico de 80 anos se tornou a primeira pessoa a receber um transplante de olho biônico para tratar degeneração macular do tipo seca.

Ray Flynn foi operado para ajudar a restaurar sua visão central. Os médicos dizem que os primeiros testes de tela realizados após a cirurgia mostram melhoras.

Ray Flynn testando o olho biônico

Ray Flynn testando o olho biônico

Flynn recebeu o “olho biônico” Argus II durante uma cirurgia de 4 horas no dia 16 de junho no Manchester Royal Eye Hospital. Quando o sistema foi ativado no dia 1 de julho, Flynn disse que podia ver a silhueta de pessoas e objetos mesmo com seus olhos fechados. Os médicos dizem que isso prova que ele não estava usando nada de sua visão natural restante para identificar os objetos.

“O progresso do Sr. Flynn é verdadeiramente extraordinário. Ele está vendo a silhueta de pessoas e objetos de maneira muito eficaz,” dis Paulo Stanga, MD, um cirurgião do hospital.” O Sr. Flynn é o primeiro paciente a receber o implante do Argus II como parte de um teste que estamos fazendo que visa estabelecer se pacientes cegos com a perda total da visão central devido à degeneração macular podem se beneficiar de uma retina artificial.”

A degeneração macular é uma condição ocular livre de dor que conduz à perda gradual da visão central, mas pode, as vezes, causar a perda rápida da visão. À medida que a visão é perdida, começa a ser cada vez mais difícil ver as coisas a sua frente, tornando-se difícil ler ou reconhecer o rosto das pessoas.

A degeneração macular normalmente afeta ambos os olhos e é incurável. É a causa principal de cegueira no mundo ocidental e, devido ao mais tardio envelhecimento da população, está se tornando mais comum.

“Até onde eu sei, os primeiros resultados do teste são um sucesso total, e eu estou ansioso para tratar mais pacientes com o Argus II como parte deste teste,” Stanga diz, “Nós estamos atualmente recrutando mais 4 pacientes para o teste em Manchester.”

O Argus II, feito pelo Second Sight Medical Products situado nos EUA, funciona convertendo imagens de vídeo capturada por uma câmera minúscula inserida nas lentes do paciente numa série de pequenos impulsos elétricos que são transmitidos por um sistema sem fio à eletrodos na superfície da retina.

Esses impulsos elétricos estimulam as células restantes da retina a realizarem a percepção correspondente de padrões de luz no cérebro. O paciente, então, aprende a interpretar esses padrões visuais, e, assim, ganha novamente alguma função visual.

Outros pessoas estão sendo encorajadas pela notícia do transplante de Flynn. “Esse é um resultado entusiasmante, e nós estamos acompanhando o progresso destes testes com grande interesse,” diz Cathy Yelf, chefe executiva da Macular Society situada no Reino Unido. “A degeneração macular pode ser uma condição devastadora e agora muito mais pessoas são afetadas já que vivemos por mais tempo.”

“Estes são testes iniciais, mas logo esta pesquisa pode conduzir a um aparelho muito útil para pessoas que perdem sua visão central.”

Traduzido de © 2015 WebMD, LLC. All rights reserved.

Deixe uma resposta