O que os seus olhos (e a cor dos seus olhos) revelam sobre a sua saúde

Baixe a segunda edição do Informativo Semestral do HOA
24 de junho de 2016
Aniversariantes do Mês de Junho
30 de junho de 2016

O que os seus olhos (e a cor dos seus olhos) revelam sobre a sua saúde

what-your-eyes-reveal-about-your-health-768x512Diz-se com frequência que os olhos são a janela da alma. Embora isso possa ser verdade, seus olhos podem revelar muito mais do que isso. Olhos não só nos fornecem a capacidade de ver, eles também podem nos dizer o que está acontecendo dentro de nossos corpos.

Se são assuntos do coração, da mente, ou dos nervos, os nossos olhos têm a capacidade de nos mostrar problemas sérios de saúde, mesmo antes de começarmos a sentir quaisquer sintomas. Já que a descoberta precoce é a chave para o tratamento, marque uma consulta com o seu oftalmologista e verifique sua saúde.

A seguir, alguns problemas de saúde que seus olhos podem revelar…

Condições de saúde que seus olhos podem revelar

Diabetes

Glaucoma, catarata e retinopatia (uma doença da retina) são todas questões de saúde ocular provocada pela diabetes. Mas mesmo antes disso, a diabetes em si pode ser diagnosticada através de um exame de vista.

O procedimento é realizado por um oftalmologista dilatando o olho com gotas. Isso permite que o médico obtenha uma imagem completa do que está acontecendo em seu olho. Eles estão à procura de vasos sanguíneos anormais, inchaço e depósitos de gordura, descolamento de retina e alterações no seu nervo óptico.

Por que exatamente a diabetes se revela nos olhos? Bem, de acordo com um estudo realizado pela United Healthcare, altos níveis de açúcar no sangue causam enfraquecimento dos vasos sanguíneos e vazamento de proteína dentro da mácula. A mácula, localizada no centro da retina, é responsável pela visão central. Isso também pode provocar uma dificuldade de oxigênio e nutrientes de chegarem ao fundo do olho, diminuindo a qualidade de visão.

Se detectada a tempo, o seu médico pode colocá-lo em um programa para começar a controlar seus níveis de açúcar no sangue e mudar sua dieta. Isso irá reduzir as chances de perder a sua visão e iniciar o tratamento para o diabetes muito mais cedo.

Hipertireoidismo

“Cervo nos faróis” e “defeito no olho” são expressões que se referem a um olhar vazio e atordoado. Mas este olhar pode ser um sinal de um problema muito mais grave relacionada com a sua tireóide.

A doença de Graves, ou hipertireoidismo, é classificada como um transtorno do sistema imunológico, o que faz com que a tireóide produza hormônios em excesso. Pode afetar qualquer pessoa, mas principalmente mulheres com mais de 40 anos.

A doença de Graves vem com muitos sintomas, tais como ansiedade, nervosismo, perda de peso, uma tireóide alargada, evacuações frequentes, e abaulamento dos olhos. Os olhos, em particular, revelam muito da doença. Uma pessoa com hipertireoidismo pode sentir pressão ou dor nos olhos, sensibilidade à luz, perda de visão, olhos inflamados e avermelhados, e uma sensação arenosa nos olhos. Porque muitos destes sintomas podem ser ligados a outras doenças, é melhor que você consulte um médico imediatamente para determinar a causa.

Inflamação

Quando ouvimos a palavra inflamação, automaticamente imaginamos o pior tipo de dor e inchaço. Isso não é sempre verdade. Nossos corpos requerem inflamação aguda, a fim de curar a nós mesmos após uma lesão ou de uma infecção. A inflamação causada por uma doença autoimune age de maneira diferente. Em doenças como a psoríase, doença de Crohn e artrite reumatóide, o sistema imunológico não funciona corretamente e causa a inflamação desnecessária. Algumas destas doenças inflamatórias podem se revelar nos olhos.

A uveíte é a inflamação da úvea, a camada média do olho responsável pelo fornecimento de sangue à retina. Alguns sintomas de uveíte são a perda da visão, visão turva, manchas que flutuam em seu campo de visão, sensibilidade à luz e dor nos olhos. A uveíte está ligada a muitas outras doenças, tais como doenças autoimunes, infecções como a sífilis e a tuberculose, lesões nos olhos, e certos tipos de câncer, como o linfoma.

Diagnosticar a uveíte no princípio pode evitar a perda permanente da visão e ajudar com o tratamento precoce de outras doenças associadas.

Esclerose múltipla

Seu sistema nervoso é essencial. Danos ao sistema nervoso afetam sua capacidade de se mover, ver, e até mesmo de sentir. A esclerose múltipla (EM) é uma doença que danifica o nervo e que ataca a camada de proteção em torno da medula espinhal e do cérebro, interrompendo importantes sinais enviados a partir do cérebro. Isso causa uma variedade de sintomas debilitantes, incluindo depressão, disfunção da bexiga, dor, espasmos, e fraqueza.

A Sociedade de Esclerose Múltipla do Canadá sugere que a EM pode ser diagnosticada através dos olhos em cerca de 16% dos pacientes. Isso é referido como neurite óptica, que pode causar visão enevoada, dor nos olhos e perda de visão. Se você sentir algum destes sintomas, o clínico geral provavelmente irá encaminhar-lhe a um neurologista e a um oftalmologista para obter um quadro completo do que está acontecendo por trás dos olhos e no cérebro. Ao olhar para o nervo óptico, os médicos podem detectar qualquer dano e atividade no cérebro que pode levar a um diagnóstico de EM.

Quando detectada precocemente, podem ser tomadas medidas para controlar os sintomas da EM e garantir uma progressão mais lenta da doença.

O que a cor dos seus olhos pode revelar sobre a sua saúde

A cor dos olhos também pode oferecer uma visão sobre condições e traços de saúde importantes. Por exemplo, ter olhos azuis ou claros aumenta o risco de ter melanoma e degeneração macular relacionada com a idade, mas esses indivíduos são menos propensos a desenvolver vitiligo. Sabe-se que mulheres com olhos claros têm um limiar de dor mais elevado, bem como experienciam menos perturbações de ansiedade e de sono.

Ter olhos castanhos ou escuros torna a pessoa mais sensível aos efeitos do álcool e aumenta suas chances de desenvolver catarata, mas a torna menos propensa a desenvolver danos por exposição ao sol.

Olhos amarelados são um sintoma de icterícia, uma doença do fígado, e os olhos avermelhados indicam uma ruptura de vasos sanguíneos ou olho irritado.

Tome conta dos seus olhos

Embora a função primária dos seus olhos seja a visão, eles podem ser uma porta de entrada para muitas doenças e enfermidades diferentes. Uma boa dieta cheia de vitaminas essenciais, tais como a vitamina A a partir de batata-doce, cenoura e espinafre, por exemplo, pode ajudar a manter a sua visão e os seus olhos saudáveis.

Mesmo que você possa ver seu reflexo diariamente, realmente dedique tempo para olhar para os seus olhos com cuidado, desde o tamanho de suas pupilas até qualquer flacidez estranha ou inchaço. Estes podem ser sinais de um problema mais sério. Se você está percebendo alguma diferença na sua visão, não deixe de dizer ao seu médico.

Fonte: Bel Marra Health

Deixe uma resposta