Se manter saudável inclui cuidar dos olhos

Ray Flynn testando o olho biônico
Olho Biônico ajuda a restaurar visão em senhor de 80 anos
5 de agosto de 2015
Preservando células fotorreceptoras após lesão da retina
27 de agosto de 2015

Se manter saudável inclui cuidar dos olhos

cuidados com a saúde ocular

É importante cuidar dos seus olhos já que uma boa visão contribui para uma melhor qualidade de vida

cuidados com a saúde ocularSeus olhos são uma parte muito importante da sua saúde como um todo, e existem muitas coisas que você pode fazer para mantê-los saudáveis e enxergar melhor. A Organização Mundial de Saúde estima que ao redor do mundo, 2.6% das pessoas são visualmente debilitadas e 0.6% são cegas. Isso significa que mais que 310 milhões de pessoas são visualmente debilitadas e mais de 45 milhões de pessoas são cegas no mundo. Entretanto, algo que muitos não percebem é que 85% de toda debilidade visual no mundo pode ser evitada.

“Enquanto a catarata e o erro de refração (a necessidade de usar óculos) são a causa principal de ‘cegueira evitável’ no mundo, nos EUA, a diabetes e degeneração macular são a causa mais comum de novos casos de perda de visão. Eles podem ser facilmente tratados quando diagnosticados cedo,” diz a Dr. Amy Treichel-Brandt, OD, Aurora Health Care.

As pessoas devem fazer exames de fundo de olho de rotina para garantir que seus olhos estejam saudáveis e que elas estejam enxergando tão bem quanto possível. Durante esse exame, utiliza-se um colírio para dilatar a pupila e permitir que mais luz entre no olho, tornando mais fácil para o profissional de diagnósticos ver o fundo dos olhos e examiná-los em busca de danos ou doenças.  Muitas doenças comuns de olhos, como glaucoma, doença ocular diabética e degeneração macular relacionada à idade, não demonstram sinais de aviso, e somente são descobertas a partir deste exame. “Assim como em muitos problemas de saúde, o diagnóstico precoce é a chave,” diz Treichel-Brandt.

É importante saber o histórico de saúde ocular da sua família. Treichel-Brandt diz, “é especialmente importante saber se alguém foi diagnosticado com uma doença ou condição ocular  que seja hereditária, tais como glaucoma, catarata, degeneração macular, ‘olho preguiçoso’ e diabetes. Isso vai ajudar a determinar se você tem altos riscos de desenvolver uma doença ocular.”

De acordo com o National Eye Institute, seguir uma dieta rica em frutas e vegetais, especialmente folhas verdes escuras, é importante para a saúde ocular também. Pesquisas também mostram que a saúde ocular se beneficia quando comemos alimentos ricos em ômega-3 como sementes de chia, de linhaça e nozes. Manter um peso saudável também é importante para a saúde ocular. A obesidade aumenta o risco de desenvolver diabetes e outras condições sistemáticas que podem conduzir à perda da visão. Pesquisas também apontam o fumo como sendo tão ruim para seus olhos quanto para qualquer outra parte do seu corpo, já que pode aumentar o risco de degeneração macular e catarata.

Proteger seus olhos é uma parte importante da saúde ocular. Óculos de segurança e protetores oculares devem ser usados quando participamos de esportes ou realizamos trabalhos perigosos. Lentes protetoras são feitas de policarbonato, que é 10 vezes mais forte que outros plásticos, ou de vidro ou plástico especialmente endurecido. Óculos escuros são uma maneira ótima de proteger seus olhos dos raios ultravioletas do sol. Bons óculos escuros bloqueiam entre 99 e 100% das radiações UV-A e UV-B.

Para aqueles que usam lentes de contato, lavar as mãos antes de manuseá-las é necessário para evitar o risco de infecções. Lentes de contato também devem ser desinfetadas e substituídas conforme instruído pelo seu médico. Não fazer isso aumenta o risco de infecções e de problemas mais sérios como úlceras de córnea. Treichel-Brandt recomenda que se algo entra nos olhos, deve-se lavar os olhos imediatamente e, então procurar seu oftalmologista. Materiais orgânicos podem ser particularmente perigosos se não forem removidos imediatamente, pois podem causar infecções. 

Também é importante dar aos seus olhos um descanso se você passa muito tempo na frente da tela do computador ou focalizando em um mesmo objeto por muito tempo. A média de piscadas que damos diminui quando nos concentramos em algo, e os olhos começam a ficar cansados.  Tente a regra 6/20/20: olhe para algo a pelo menos 6 metros de distância por mais ou menos 20 segundos, a cada 20 minutos. Isso vai diminuir a fadiga ocular. “A síndrome da visão de computador é um diagnóstico real. É um problema comum no mundo atual, mas é tratável com os óculos corretos, correta utilização de uma tela de computador anti-reflexo e colírios,” diz Treichel-Brandt.

É extremamente importante manter a saúde ocular, já que os olhos são a principal maneira pela qual observamos o mundo e uma boa visão contribui para uma melhor qualidade de vida. Examine seus olhos anualmente, veja claramente.

Artigo original de Molly Yatso Butz. Traduzido de thenorthwestern.com

Deixe uma resposta