Um melhor entendimento sobre bananas poderia prevenir a cegueira

Comemoração de Dia das Mães
7 de Maio de 2016
Palestra sobre Ética com Gabriel Pereira
27 de Maio de 2016

Um melhor entendimento sobre bananas poderia prevenir a cegueira

bananas1Carotenóides, que são encontrados em vários níveis em diferentes cultivares de banana, são precursores de vitamina importantes para a saúde dos olhos. Em um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry do ACS, os pesquisadores relatam uma nova compreensão de como a fruta faz e armazena o composto. Suas descobertas poderiam um dia ajudar no desenvolvimento de variedades de bananas com benefícios de saúde melhorados.

A deficiência de vitamina A é galopante na África e no Sudeste Asiático, causando um número estimado de 250.000 a 500.000 crianças a tornar-se permanentemente cegas a cada ano, observam os pesquisadores. Pior ainda, metade dessas crianças morrem dentro de um ano de perder a visão. Para combater a deficiência de vitamina A, outros pesquisadores têm investigado métodos para impulsionar carotenóides no setor das bananas, porque estes compostos — que fazem frutas e vegetais serem vermelhos, alaranjados ou amarelos — são convertidos em vitamina A no fígado. No entanto, esta abordagem tem sido dificultada pela falta de compreensão de como  as bananas produzem e armazenam carotenóides. Então Cara L. Mortimer e seus colegas queriam resolver esta lacuna.

Os pesquisadores estudaram duas variedades de banana para descobrir porque eles fazem quantidades muito diferentes de carotenóides. Eles descobriram que a variedade Cavendish de baixo carotenóide, amarelo pálido produz mais de uma enzima que decompõe carotenóides. Além disso, a variedade Asupina laranja esconde os seus carotenóides em bolsas microscópicas durante a maturação, deslocando o equilíbrio químico no fruto para que ele possa fazer níveis ainda mais elevados de tais substâncias. Os pesquisadores dizem que seu trabalho irá fornecer insights para futuros desenvolvimentos na biofortificação e criação de bananas que contêm mais carotenóides.

Fonte: MNT

Deixe uma resposta