Hospital Oftalmológico de Anápolis

Referência em Oftalmologia

O Hospital Oftalmológico de Anápolis é uma empresa referência em Oftalmologia em Anápolis e região. Por assegurar uma gestão de alto gerenciamento e profissionalizada, por meio de práticas e políticas de governança corporativa, mantém seu compromisso com a moral, a integridade e a ética em todos os seus setores e nas relações que cultiva.

Desta forma, o objetivo do Código de Ética e Conduta é apresentar o comportamento que o HOA espera de nossos colaboradores, com base na forma em que a empresa entende como a postura mais adequada para a condução de seus negócios.

Considerando as atividades que o hospital desempenha, este documento se aplica a todo e qualquer colaborador do HOA, ressaltando sempre a necessidade do cumprimento das leis e regimentos inerentes à empresa.

Ambiente de Trabalho

A produtividade de uma empresa está associada à um bom ambiente de trabalho, quanto mais e melhor se produz, mais adequado e saudável é este ambiente. No Hospital Oftalmológico de Anápolis, espera-se a preservação do bom ambiente de trabalho, seja pelos seus colaboradores internos ou externos. Nesta vertente, o HOA orienta que este ambiente esteja sempre limpo, organizado e em conformidade com as normas de uso das instalações do hospital.

Há diversas características que podem classificar em um bom ambiente de trabalho:

  • O respeito entre as pessoas,
  • Condições seguras e salubres de trabalho,
  • Valorização das pessoas,
  • A não discriminação, etc.

A Segurança no Trabalho

Ponto fundamental, a segurança do trabalhador é imprescindível para o desenvolvimento das atividades na empresa e é papel de todos! O HOA disponibiliza os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), realiza treinamentos periódicos com seus colaboradores e possui pessoal capacitado para orientar e supervisionar a aplicação das medidas de segurança do trabalho.

Procure conhecer os regimentos internos de onde você trabalha relacionados à segurança do trabalhador, participe dos treinamentos e cumpra todas as normas. Para saber mais sobre a segurança do trabalho e as normas que regem as ações do HOA, o colaborador pode procurar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Assédio e Intimidação

O HOA considera inaceitável qualquer ação de intimidação ou assédio, seja ele moral, intelectual, psicológico ou físico. Presamos por um ambiente saudável, todos os comportamentos que se configuram como ofensivos, discriminatórios ou intimidadores devem ser denunciados.

Diversidade e Inclusão

Dentro do Hospital Oftalmológico de Anápolis, valorizamos a diversidade e a inclusão, promovemos um ambiente neutro de maneira em que todos possam se sentir bem, independentemente de seu credo, religião, orientação sexual, cor, idade, nacionalidade, necessidades especiais, identidade de gênero, entre outros.

Em quaisquer situações que envolvam os atos acima citados, você deverá comunicar ao seu superior imediatamente. Envie, também, um e-mail para o setor de Recursos Humanos (RH) informando o que ocorrera (rh@hoa.med.br). Feito o registro, as mais adequadas medidas serão adotadas.

Gestão Financeira

Todos os colaboradores devem assegurar que os registros contábeis, criados por si ou sob sua responsabilidade, sejam relatórios financeiros, registros contábeis, relatórios de pesquisas, relatórios de vendas, relatórios de compras, contas de despesas e outros documentos da Empresa, estejam completos, sejam precisos, repitam honestamente cada transação, receita

ou despesa, e sejam gerados no tempo devido e de acordo com as regras e normas contábeis aplicáveis.

Dessa maneira, garantimos o controle de 100% dos lançamentos (entradas e saídas) de notas fiscais, assim como, o controle do pagamento aos nossos distribuidores e colaboradores estritamente em dia, mantendo sempre a política de não haver débitos ativos.

Relacionamento com a Concorrência

Presamos pela concorrência justa e leal entre as empresas, pois acreditamos que essas características são essenciais para mantermos um mercado transparente e próspero. Os concorrentes do HOA devem ser tratados com respeito, e nossos colaboradores e diretores devem estar atentos para que o nosso hospital aja de forma a não prejudicar a concorrência justa.

Relação com Pacientes, Governos e Partidos Políticos

Todas as relações devem, sobretudo, existir com base nos termos legais e éticos. O sucesso da empresa se dá pela qualidade dos seus produtos e serviços, mas principalmente pela qualidade do atendimento aos nossos pacientes.

Presamos pela satisfação dos nossos pacientes, dessa forma, é importante considerarmos os aspectos que levam a esta satisfação:

  • Bom atendimento;
  • Rapidez no atendimento;
  • Conforto;
  • Educação;
  • Cordialidade.

Consideramos que todas as relações são inerentemente políticas. E como apresenta Timothy Snyder: “a vida é política, não porque o mundo se importa com como você se sente, mas porque o mundo reage ao que você faz”, nessa vertente, o HOA se preocupa com a ética e a transparência no que diz respeito às relações que temos com o Governo e os partidos políticos.

Presamos pelo bom relacionamento com as autarquias, empresas estatais, órgãos públicos, sociedade de economia mista e quaisquer outras ligadas ao poder político; sendo de suma importância considerar o Código de Ética e Conduta, respeitar as legislações, leis e princípios aplicados às relações com a administração direta e indireta em geral.

  • É inconcebível presentear ou receber “brindes” que venham favorecer tanto a empresa ou qualquer agente público ou político como troca de vantagem financeira;
  • O HOA não exercerá qualquer atividade política, mas tem total liberdade em se posicionar em ações que julguem ser do seu interesse;
  • Não haverá negociações com concorrentes cujo intuito seja fraudar o caráter competitivo legal com as demais empresas.

Relação com Convênios e Sindicatos

O HOA respeita gestão das relações sindicais e conveniadas contempladas na disposição do diálogo e da negociação transparente, sendo pautada no respeito mútuo, no atendimento às legislações aplicáveis e nas diretrizes de ética e integridade presentes neste Código.

Privacidade

Esperamos que todos os nossos colaboradores, diretores, acionistas e parceiros de negócio estejam comprometidos na manutenção da privacidade das informações das pessoas, físicas ou jurídicas, incluindo o próprio hospital.

As informações relacionas as pessoas, tais como: endereço, nome completo, endereço de e-mail, números de identificação, número de prontuário, etc., não podem ser compartilhadas sem o consentimento do indivíduo e a disseminação desses dados só pode ocorrer com justificativas legítimas.

Alguns dados, por mais que não sejam de cunho pessoal, devem ser tratados com cautela, de modo que seu acesso seja evitado e outras pessoas, empresas ou sistemas de divulgação de informação possam utilizá-los. Logo, todo documento da própria empresa, informações contratuais, estratégicas, etc., devem ser tratados com extremo cuidado.

Cabe considerar que, no que concerne as relações de privacidade interpessoais e empresariais, o HOA defende o uso da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei Federal n°13.709/18, que assegura o direito à privacidade da divulgação dos dados pessoais, por meio de práticas transparentes que, regulamentando qualquer atividade que envolva a utilização de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou jurídica, no território nacional ou em países onde estejam localizados os dados.

Uso dos Recursos da Instituição

São disponibilizados recursos para fomentar a comprar de material que os nossos colaboradores, diretores, chefes de departamentos possam realizar suas tarefas dentro e fora do hospital (tais como softwares, equipamentos, aparelhos eletrônicos, veículos, materiais de trabalho, uniformes, entre outros). Sendo assim, não é permitida a instalação de softwares de qualquer natureza que não sejam em função da realização do trabalho corporativo, bem como, é vedada a utilização dos recursos para a promoção, divulgação, edição ou gravação, para materiais de natureza pornográfica. O HOA é detentora desses recursos e se reserva no direito de monitorá-los.

Quando se utiliza qualquer tecnologia da empresa, é imprescindível que os seus colaboradores saibam o que é esperado deles, quando se utiliza a tecnologia fornecida pelo seu empregador é fundamental para uma empresa proteger-se, com políticas de governança para áreas como a internet, uso de e-mail pessoal, segurança, software, inventário de hardware e armazenamento de dados, para citar apenas os principais.

Uso de Aparelhos Celulares Particulares

Não utilizar aparelhos celulares particulares, smartphone ou outro aparelho eletrônico de entretenimento durante o expediente em nenhuma hipótese, salvo em situações de emergência justificada.

Da Lei da Anticorrupção

A Lei nº 12.846, denominada Lei Anticorrupção, responsabiliza as pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não. A lei é aplicada às empresas, independentemente da forma de organização ou modelo societário adotado. É obrigatória o cumprimento dos dispositivos da Lei Anticorrupção a todos os colaboradores, diretores, e demais funcionários do hospital.

Também, todos os funcionários do HOA devem estar cientes que não é permito oferecer e nem receber vantagens e/ou propinas facilitadoras para qualquer finalidade. Vale ressaltar que, isso não exime os relacionamentos externos da empresa com outras ou entidades públicas.

Compliance

Compliance, ou conformidade, é estar de acordo com leis, normas e regras, sejam estas internas ou externas. O atendimento a leis, normas e regras é uma obrigação de todos os colaboradores, administradores e diretores, e é também dever dos terceiros buscar conhecer as orientações de Compliance do HOA e cumpri-las integralmente.

Brindes, Presentes, Entretenimentos e/ou Hospitalidades

No desenvolvimento do negócio, todos os colaboradores podem se deparar com situações em que são oferecidos brindes, presentes, entretenimentos e/ou hospitalidades, em geral, como um sinal de estima e gratidão. Da mesma forma, ocorrem casos em que a Companhia toma a iniciativa de oferecer brindes, presentes, entretenimentos e/ou hospitalidades à terceiros.

Não há problema algum que situações assim ocorram, mas é de extrema importância que estes momentos ocorram com transparência, resguarde e proteja a atuação da companhia, mantendo a nossa imagem e nossa credibilidade.

Mídias Sociais

Estamos cada vez mais conectados ao mundo virtual e as mídias sociais é um exemplo claro de que nossa exposição à realidade criada pela internet cresce a cada dia. Contudo, nossos colaboradores devem se atentar para que a imagem do HOA seja resguardada nas redes sociais.

Dessa forma, alguns passos podem auxiliar na tomada de consciência da produção de conteúdo veiculado na internet:

  • Quando você menciona onde trabalha, você precisa estar ciente de que você representa a companhia;
  • Apenas os profissionais autorizados podem falar em nome da empresa;
  • Ao publicar imagens de encontros profissionais fora do trabalho, ter o bom senso de não expor o HOA ou os demais colaboradores;
  • Não divulgar nem comentar informações de colaboradores, administradores, conselheiros, clientes e fornecedores, nem da própria instituição.

Sanções

O descumprimento de qualquer medida, diretriz ou lei descrita no Código de Ética e Conduta do Hospital Oftalmológico de Anápolis, assim como o não atendimento a requisitos legais e normativos internos da Companhia, implica aplicação de medidas disciplinares e sanções.

Após a suspeita de alguma violação, serão feitas análises para apurar o caso e as sanções serão proporcionais ao tipo de violação cometida. As eventuais infrações podem ser enquadradas como leves, médias ou graves, e incluem:

  • Advertência verbal;
  • Advertência por escrito, com possibilidade de suspensão de 1 a 5 dias;
  • Sessões adicionais de treinamento, quando aplicáveis;
  • Suspensão;
  • Desligamento (com ou sem justa causa);
  • Abertura de processo civil e/ou criminal.

Os nossos terceiros também estão sujeitos a sanções em caso de descumprimento das referidas expectativas éticas, de políticas e diretrizes, que vão desde rescisão contratual até abertura de processo civil.