Aberrometria

A Aberrometria Ocular é um exame de vista que avalia possíveis distorções na formação da imagem na retina do olho, a partir da análise da entrada da luz no globo ocular.

Acuidade Visual com Laser

Exame que avalia o potencial de visão. Ajuda a estabelecer o prognóstico visual de pacientes que deverão se submeter a cirurgias, como catarata, transplante de córnea, vitrectomia, entre outras.

Auto Refração

Exame que tem por objetivo quantificar, de forma aproximada, a refração de um paciente. Se baseia em diferentes medidas do olho, na curvatura da córnea e nos índices de refração e tem como variável a acomodação refracional.

Biometria Ultrassônica

A Biometria Ultrassônica mede o comprimento axial do olho. Essa medida é importante para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata.

Campimetria Computadorizada

A campimetria é um exame ocular que estuda a percepção visual central e periférica.

Ceratoscopia Computadorizada

Também conhecida como topografia da córnea, é um exame que mostra as variações da curvatura da corneana, ponto a ponto, permitindo o diagnóstico de patologias da superfície da córnea, como, por exemplo, o ceratocone.

Estereofoto de Papila

É um exame que consiste na fotografia colorida do nervo óptico ou papila em 3D. Permitindo a comparação objetiva da evolução da escavação de disco óptico.

Exame de Motilidade Ocular

É um teste ortóptico que identifica possíveis disfunções no uso simultâneo dos olhos bem como na insuficiência de convergência dos mesmos.

Gonioscopia

É um exame realizado para análise do ângulo entre a córnea e a íris para regular a pressão intraocular e da câmara anterior.

Mapeamento de Retina

O mapeamento da retina é um exame ocular que serve para investigar detalhadamente a retina, parte do olho responsável pela formação das imagens. Com o exame, é possível analisar a região central e periférica da retina, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos.

Meibografia/ TF SCAN

Exame para diagnosticar e acompanhar olho seco e seus subtipos: olho seco por deficiência aquosa e olho seco evaporativo.

Microscopia Especular de Córnea

A Microscopia Especular de Córnea é um exame oftalmológico indolor cujo objetivo é analisar a quantidade de células presentes na camada mais profunda da córnea, o endotélio corneano, bem como seu formato e tamanho, para verificar se as células dessa região da córnea permanecem saudáveis.

Paquimetria Ultrassônica

A Paquimetria Ultrassônica é indicada para medir a espessura da córnea por meio de uma sonda de ultrassom.

Pupilometria

Consiste em um exame que mede o diâmetro da pupila em um ambiente sem luz. Sendo este, um exame importante no pré-operatório de cirurgias de Catarata.

Retinografia Colorida

É um exame que consiste na captura de fotografias em alta definição da retina, do nervo óptico e do fundo do olho, permitindo a identificação de possíveis lesões no nervo óptico por meio de uma documentação fotográfica.

Retinografia Fluorescente

É um exame para auxiliar no diagnóstico de várias patologias retinianas, que não foram detectadas através do exame visual da retina. Estuda a dinâmica da circulação sanguínea nos vasos retinianos através do uso de um contraste de fluoresceina sódica, que é injetado numa veia antecubital ou no dorso da mão do paciente. O contraste circula por todo organismo e evidencia os vasos sanguíneos do fundo do olho. Com o auxílio de uma máquina fotográfica as alterações são documentadas e interpretadas.

Retinografia Monocromática

Exame que diagnostica patologias retinocoroidites (vasculares inflamatórias e degenerativas), e consiste na documentação de fotografias em preto e branco do fundo do olho de pacientes com suspeita de doenças na retina.

Teste de Adaptação de Lentes de Contato

É um teste que identifica grau, curvatura, tipo de lente de contato que melhor se adequa ao paciente.

Teste com Azul de Toluidina

Diagnostica neoplasias da superfície ocular.

Teste Ortóptico

Teste Ortóptico é o exame oftalmológico realizado pelo ortoptista, após indicação do médico oftalmologista, para analisar a existência de alguma alteração da motilidade ocular (movimento dos olhos) e, quando for o caso, realizar o tratamento adequado.

Teste Provocativo para Glaucoma

Tem como princípio verificar como um determinado olho se recupera de uma elevação transitório da pressão intraocular.

Teste de Schirmer

Exame cuja finalidade é descobrir se o olho produz lágrimas suficientes para se manter lubrificado.

Tomografia Corneana e da Câmara Anterior (Pentacan)

É um exame que avalia a córnea, a câmara anterior do olho, a íris e o cristalino através de imagens de alta resolução), permitindo identificar doenças a córnea e outras porções do Segmento Anterior do Olho.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

A Tomografia de Coerência Óptica é um exame que permite o diagnóstico precoce das doenças da interface do Vítreo e da Retina (Pucker Macular, Buraco Macular, Membranas Epirretinianas Secundárias, Síndrome de Tracção Muscular).

Tomografia de Nervo Óptico e Mácula

Exame que analisa com precisão detalhes anatômicos da Retina e do Nervo Óptico, diagnosticando com alta precisão doenças do Vítreo, Retina e do Nervo Óptico.

Tonometria

Tonometria é o processo de medição da pressão interna do globo ocular. Esse teste é muito comum em pacientes com suspeita de glaucoma.

Topografia Avançada da Córnea

Exame oftalmológico que consiste na análise do relevo e curvatura da córnea em toda a sua superfície, ou seja, desde o centro até a sua periferia, criando uma espécie de “mapa tridimensional” de toda superfície corneana, apresentando eventuais irregularidades na superfície, espessura, curvatura ou relevo da córnea.

Ultrassonografia ou Ecografia Ocular

Ultrassonografia Ocular ou Ecografia Ocular é o exame oftalmológico que avalia as estruturas internas do globo ocular (cristalino, cavidade vítrea, retina) e a cavidade orbitária (músculos, nervo óptico, órbita e gordura orbitária.

Ultrassonografia Biomicroscópica (UBM)

É um exame que avalia o segmento anterior dos olhos. Dentre as regiões avaliadas pelo exame, estão a conjuntiva, esclera, córnea, câmara anterior, íris, cristalino e o corpo ciliar.